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10 segredos para turbinar os resultados da sua vidraçaria!

Atualizado: Out 7

O ramo da vidraçaria é muito disputado. Por isso, conhecer estratégias para se destacar no mercado é decisivo para o seu negócio. Por exemplo, é preciso investir em marketing, ter um negócio financeiramente sustentável e contar com uma equipe qualificada, de alto desempenho.


Ainda é preciso fazer mais. Afinal, para garantir o melhor atendimento ao cliente, é importante inovar. Isso passa por ter diferentes tipos de vidro, fazer instalações e criar projetos exclusivos. Todos esses fatores agregam valor e aumentam a chance de sucesso da sua empresa.


Para trilhar o caminho das pedras, listamos os 10 segredos para turbinar os resultados da sua vidraçaria. Quer saber quais são eles? Veja na lista a seguir.



1. Qualificação


O primeiro segredo para turbinar os resultados da sua vidraçaria é proporcionar aos seus clientes um serviço de qualidade. Invista na sua equipe. Seu time representa sua marca e a partir do trabalho que eles desempenharem, seu negócio terá a reputação valorizada. Assim, você tem especialistas ao seu lado para garantir que o cliente vai adquirir um bom produto com excelente serviço.


Além disso, as qualificações são necessárias para agregar valor à sua vidraçaria e aumentar a chance de fidelização de clientes. Entre os cursos e procedimentos adotados, vale a pena focar os seguintes:

  • normas técnicas e procedimentos;

  • processos de vidraçarias em vidros comuns;

  • processos em materiais laminados e temperados;

  • cálculos de medição;

  • técnicas de instalação.


2. Bons produtos


Oferecer bons produtos é a obrigação de qualquer empresa. Isso é o que o cliente espera. Portanto, se você falhar nesse quesito, acabará tendo problemas.


O ideal é verificar a qualidade dos materiais e dos fornecedores. Além disso, é necessário avaliar o custo-benefício. Afinal, é preciso haver um equilíbrio para que o seu cliente veja sentido na compra que está fazendo na sua vidraçaria.


Por exemplo, o comprador deseja um box de vidro. Faz parte do processo de venda explicar o material e quais são os diferenciais do seu produto em comparação com outros boxes de vidro existentes no mercado.


Aqui, entra o papel dos fornecedores. Essa escolha impactará diretamente seus produtos, porque a qualidade do material depende deles. No caso da DouraGlass, você sabe que pode contar com o melhor resultado, já que a empresa segue protocolos rígidos e ainda é auditada pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade, o que nos garante o selo de segurança do Inmetro nos vidros temperados.



3. Experiência do cliente


Um atendimento especializado e individual agradará o seu cliente. Aliás, esse quesito já deixou de ser um diferencial para se tornar obrigatório. Afinal, sem clientes, não há vendas.

Por isso, treine a equipe para ser paciente, atenciosa e ágil para situações que precisem de soluções rápidas. É o caso de um cliente que percebe um desnível no box de vidro instalado na sua casa. Ou de um designer de interiores que precisa dos espelhos com rapidez para finalizar o seu projeto.


De toda forma, não existe uma fórmula mágica para agradar a todos. A dica é ser cordial e gentil com todos que entrarem no seu estabelecimento. Além disso, tente entender o que eles precisam. Assim, fica mais fácil satisfazê-los.



4. Garantias e orientações técnicas


As garantias e orientações técnicas são fatores muito relevantes para sua vidraçaria. Afinal, atingem diretamente os consumidores.


De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma vidraçaria é obrigada a fornecer três meses de garantia para danos de produtos, ferragens e instalação. Isso está disposto no artigo 26, que destaca o período de 90 dias para produtos e serviços duráveis, como o vidro.


Para evitar problemas com o uso, forneça as orientações técnicas. Pare e explique os cuidados que o cliente precisa ter com tudo o que for adquirido. Por exemplo, a limpeza do vidro laminado é simples. Portanto, não pode ser utilizado ácido ou cera, porque essas substâncias podem provocar manchas e deixar o vidro com aparência opaca.


A mesma regra deve ser utilizada para outros tipos de vidro. Lembre-se: é o nome da sua loja que está em jogo. Por isso, repasse todas as indicações necessárias, inclusive por escrito.



5. Aproveitamento de oportunidades


Depois da vidraçaria qualificada, com bons produtos, pensando no cliente e com suas garantias e orientações técnicas em dia, chegou a hora de aproveitar as oportunidades. Um dos segredos para turbinar seus resultados é se atentar ao mercado.


Preste atenção às oportunidades de divulgação e expansão. A realização de investimentos é essencial para garantir melhores resultados. Além disso, esse cuidado melhora a imagem e a reputação do seu negócio.



6. Portfólio com valor agregado


Um bom portfólio precisa comportar tudo o que é oferecido na sua vidraçaria. Além disso, deve contar com um visual que combine com o local, que seja a identidade da loja.


Leve em consideração as fotos usadas. Jamais use imagens da internet ou de outros locais. Use apenas as fotos dos seus produtos. Se for necessário, contrate uma equipe especializada para isso.


Vale ressaltar que as redes sociais são ótimas para usar como portfólio. Se o seu cliente está presente no Instagram, por exemplo, use esse canal. Coloque imagens de qualidade e de projetos acabados, sempre com autorização do cliente. Isso vai enriquecer o resultado.


Busque sempre incrementar seus pedidos com produtos de valor agregado, como espelhos, vidros laminados e vidros de eficiência energética. Isso demonstra maior conhecimento técnico e capacidade de oferecer soluções especiais aos seus clientes.



7. Gestão estratégica


Como está a gestão da sua vidraçaria? Existe um plano ou um objetivo? Se a resposta for não, está na hora de parar tudo e começar a rever sua gestão estratégica.


Para isso, é recomendado usar alguns métodos, como a análise SWOT. Também conhecida como matriz FOFA, esse planejamento serve para analisar cenários de tomadas de decisão. A partir dele você consegue observar 4 fatores: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.


Mapeando e identificando esses pontos, será mais fácil alcançar o sucesso. Afinal, você saberá quais são os pontos negativos e positivos da concorrência e do seu próprio negócio. Assim, pode trabalhar para melhorar as adversidades da sua vidraçaria.



8. Formação de equipe


A formação de equipe será o núcleo para turbinar os resultados da sua vidraçaria. O conhecimento dos colaboradores contribuirá para isso, mas a posição de cada um deles também tem muita importância.


Procure não colocar o mesmo funcionário para ocupar dois cargos, como atendimento e produção, por exemplo. Muitas pessoas fazem isso como uma forma de economizar, mas pode custar caro no final das contas. Isso porque ele terá dificuldades para se concentrar em cada uma das atividades. Além disso, é possível que sofra sobrecarga de trabalho.


Por isso, voltamos à dica da capacitação. Qualifique seus funcionários para as áreas a que são destinados e, se for necessário, terceirize algumas tarefas. Essa é uma forma de ter qualidade sem gastar muito.



9. Gestão financeira


A gestão financeira requer atenção constante. A dica é ter cuidado com os gastos fixos, os empréstimos e a movimentação do seu fluxo de caixa. Assim, você evita dívidas, garante o mínimo de comprometimento possível e fortalece o seu capital de giro.


Para chegar a esse patamar, tenha um controle rígido e anote como estão as coisas. Nesse quesito, o melhor é usar um software de gestão financeira, que automatizará os dados da sua vidraçaria. Você também pode utilizar uma planilha em Excel, mas é menos recomendado.



10. Relacionamento com fornecedores


Ter um bom relacionamento com fornecedores pode trazer vários benefícios para a sua vidraçaria, como descontos e a reserva de algum material, por exemplo. Porém, o essencial é que o fornecedor seja realmente de qualidade.


Preste atenção aos maquinários e certificações. Além disso, veja se a empresa realiza testes e verifica a segurança, durabilidade e qualidade do vidro que está vendendo.


Jamais feche negócio com um fornecedor que não segue protocolos de funcionamento ou de segurança. Isso pode custar muito para a sua loja e o seu cliente.


Ainda confira o histórico da empresa. Avalie os comentários que ela recebe, veja a opinião de outros clientes desse fornecedor e tenha certeza dos regulamentos seguidos.


O ideal é que tenha a certificação do Inmetro e outras autenticações de qualidade e segurana. Como o setor é vidraceiro, a auditoria pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade também faz a diferença. Com a DouraGlass, você tem um fornecedor de qualidade, que cumpre todos esses requisitos.


Agora que você já conhece os 10 segredos para turbinar os resultados da sua vidraçaria fica muito mais fácil expandir suas vendas. O mercado de vidros é bastante concorrido. Por isso, é importante olhar para alguns pontos-chave para se diferenciar da concorrência. Assim, os resultados tendem a melhorar.


Aproveite também para descobrir como o marketing para vidraçarias pode elevar seu faturamento a um novo patamar! LEIA O ARTIGO AGORA!

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