Buscar
  • Douraglass

Você ainda não investe no marketing da sua vidraçaria? Descubra aqui o que você está perdendo!

O que você acha de investir em marketing para sua vidraçaria? Muitas vezes, esse negócio é local e o empresário acredita que já tem uma clientela bem formada. O problema é que os compradores mudaram e é preciso se adaptar às novas tendências. Caso contrário, sua empresa pode ficar para trás.


Isso significa perder vantagem competitiva. Afinal, o marketing é definido pelo Dicionário Michaelis Online como “conjunto de estratégias que têm como objetivo influenciar o público, fortalecendo a ideia, a marca, a instituição, o produto, a embalagem, os pontos de venda etc.”.


Na prática, esse conceito pode ser traduzido da seguinte forma: o marketing gera oportunidades. Essa é a forma da sua vidraçaria atrair mais consumidores, encaminhá-los para vendas e conquistá-los a longo prazo, fidelizando-os. Se fizer isso, o resultado será a sustentabilidade do seu negócio.


Achou interessante? Para explicar melhor, neste artigo apresentamos as oportunidades que sua vidraçaria está perdendo ao deixar de investir em marketing. Acompanhe!



Conhecimento do público e do mercado


Antigamente, os negócios locais conheciam seu cliente por nome, sobrenome, endereço e tudo o mais. É provável que você reconheça esse cenário. Mas, se pensar bem, isso já se tornou mais difícil. As gerações passam e cada uma delas tem um comportamento de consumo. A atual embasa suas ações na internet.


Para você ter uma ideia, o e-commerce cresceu 73,88% no Brasil em 2020. Por sua vez, o faturamento das processadoras de vidros aumentou 12% no mesmo período. Esse dado indica aumento das vendas, e consequentemente, ampliação do consumo de vidro no país.

Apesar de não existirem dados específicos sobre vendas online, fica claro que existe uma oportunidade a explorar. E o marketing para vidraçaria pode ajudar nesse objetivo.


O que fazer? O primeiro passo é conhecer o público e o mercado. Utilize ferramentas já conhecidas, como a pesquisa de mercado. Assim, você tem uma visão mais abrangente do cenário em que sua empresa está inserida.


Aproveite para conversar com seus clientes e verifique quais canais eles preferem utilizar. Pode ser que você perceba que precisa de um site, perfis nas redes sociais, uma loja online etc.


No entanto, o ideal é entender o que seu público espera e as oportunidades do mercado. Nesse processo, você pode contar com ajuda especializada. Somente depois disso você pode traçar as estratégias certas para aumentar sua participação de mercado.



Fidelização dos clientes


Essa oportunidade é diretamente derivada da anterior. Quando você conhece o público e entende o que ele espera e precisa, tende a fidelizar o cliente. Resultado: cria uma relação de proximidade, que traz benefícios para o faturamento da sua vidraçaria.


Como o marketing para vidraçarias pode ajudar? A resposta é simples. Com essa estratégia, você trabalha o funil de vendas.


Em outras palavras, esse é o caminho traçado pelo potencial cliente até concretizar a compra. Por exemplo:

  • acessa seu site;

  • telefona para tirar alguma dúvida;

  • faz uma visita à loja;

  • curte as suas redes sociais;

  • consome os materiais publicados, como vídeos de projetos realizados pela sua vidraçaria;

  • fecha o negócio.

Esse é somente um exemplo para deixar mais claro. Cada negócio tem um funil de vendas conforme a sua realidade, a depender das ferramentas utilizadas. Além disso, cada cliente tem uma jornada diferente.


De toda forma, é importante entender que aproximadamente 80% das oportunidades perdidas são descartadas no funil de vendas. Melhorar esse cenário é fundamental. Algumas dicas para efetivar esse aprimoramento são:

  • invista na automação de marketing. A ideia é implementar um sistema que identificará em que etapa do funil de vendas o cliente está. Assim, é possível encaminhar o conteúdo certo para ele se engajar e fechar negócio;

  • entenda os motivos que levaram à perda da oportunidade. Converse com a equipe e veja o que poderia ser melhorado. Por exemplo, pode ser que o profissional responsável pelas redes sociais tenha passado uma informação técnica errada sobre o vidro laminado. Ou que o vendedor tenha tido pouco tempo para atender bem o cliente;

  • crie estratégias de marketing online e offline. As duas ações são complementares e trazem bons resultados. Assim, você pode investir em panfletos e redes sociais, por exemplo;

  • faça um bom pós-venda. A fidelização de um cliente é fundamental para a sustentabilidade da sua vidraçaria. Por isso, sempre que terminar um projeto, pergunte ao cliente se os vidros ficaram bem colocados, se o resultado foi o que o cliente esperava, se ele tem alguma crítica ou sugestão a fazer, se houve algum problema durante seu atendimento etc. Tudo isso ajuda a trazer uma boa reputação para sua empresa.



Melhoria da reputação


Quando você investe no marketing para vidraçaria, executa o chamado follow-up. Esse é o acompanhamento feito para saber a opinião do cliente. Ele é realizado no pós-venda, mas também pode ser estabelecido em outras etapas do funil de vendas. Assim, você constrói um relacionamento com o cliente.


Ao ter esse nível de interação, sua vidraçaria automaticamente passa a ter uma reputação melhor perante o público. Isso porque busca resolver os problemas e adaptar seus produtos e serviços às necessidades dos clientes.


Além de passar uma imagem mais profissional, essa ação reforça tudo que está sendo tratado até aqui neste post. Ou seja, todas as ações estão interligadas.


Maior alcance das suas estratégias


Uma estratégia de marketing bem fortalecida faz sua empresa chegar mais longe. Você pode focar tanto a questão local quanto ampliar a atuação para todo o Estado onde atua. Tudo depende do que se busca e da sua capacidade de atendimento.


O importante é reconhecer que o marketing ajuda na divulgação e impulsionamento do seu negócio. Para uma vidraçaria, isso representa a chance de atrair mais clientes e, claro, aproveitar as oportunidades. Nesse cenário, algumas das ferramentas que ajudam a atingir esse objetivo são:

  • Google Meu Negócio;

  • WhatsApp Business;

  • redes sociais.



Aprimora seus preços


Parece estranho colocar que o marketing para vidraçarias pode levar ao aumento de preços? Bem, não é. A relação é simples. Quando você entende o que o consumidor deseja, consegue agregar valor. Dessa forma, pode aumentar os preços.


Aqui, é importante explicar que agregar valor significa oferecer uma experiência melhor do que outra empresa faz. Por exemplo, a sua vidraçaria pode se destacar ao trabalhar com vidros de eficiência energética. Eles levam a uma economia significativa em climatização e a mais conforto térmico, oftalmológico e mental. Por isso, os clientes podem optar por pagar um valor mais alto por entenderem esse benefício.


Outro exemplo é trabalhar com um fornecedor de alta qualidade. Por exemplo, ao escolher a DouraGlass, você sabe que todos os produtos têm a certificação do Inmetro e que há auditoria periódica do Instituto Falcão Bauer da Qualidade. Portanto, a entrega é muito melhor.


Esses exemplos precisam ser reforçados nas suas estratégias de marketing. Isso porque as ações devem justamente destacar os pontos em que sua vidraçaria sai na frente da concorrência.


Seguindo todas essas dicas, você deixa de perder oportunidades. Por isso, vale a pena investir no marketing para vidraçaria. Até mesmo porque isso ajudará a melhorar a imagem da sua empresa, aumentar seu faturamento e vender mais.


Então, que tal conferir outras dicas para colocar em prática? Baixe o e-book Marketing para Vidraçarias: atraia clientes através da internet e aproveite!



12 visualizações0 comentário