Buscar
  • Douraglass

Como os espelhos podem transformar os ambientes: veja 7 exemplos!

Atualizado: Fev 12

Hoje em dia, a decoração deixou de ser auxiliar e ganhou novas proporções, sendo responsável pelo bem-estar e conforto. Com isso, a busca por ambientes arrojados e funcionais se tornou essencial e, neste sentido, os espelhos, que antes se restringiam ao banheiro e ao quarto, foram ressignificados e invadiram todos os cômodos da casa.


Com ambientes cada vez menores, os espelhos cumprem a função de dar amplitude aos cômodos, dando a sensação de que são maiores. Além disso, seu poder reflexivo é ótimo para difundir a luz, seja ela natural ou artificial, o que pode ajudar a iluminar o ambiente. Isso sem deixar de falar na sua utilização como decoração, criando pontos de destaque e espaços especiais.


Mas você sabe onde é possível colocar espelhos na sua casa? Basicamente, em todos os lugares! Isso mesmo! No entanto, é necessário um planejamento para que eles possam se tornar funcionais. Veja a seguir algumas dicas:





1. Parede de espelhos

A parede de espelhos é um truque muito eficaz para ampliar ambientes. Mesmo o menor dos cômodos toma novas dimensões com a instalação deste recurso. Além disso, tornam o ambiente mais requintado e são perfeitos para compor uma decoração mais clean. Lembre-se que tudo será refletido, ou seja, duplicado, então uma decoração pesada pode ter o efeito contrário, dando uma sensação errada, de acúmulo.



2. Espelhos na decoração

Os espelhos se tornaram tendência na decoração, sendo responsáveis por criar destaque no ambiente. Utilize os espelhos de forma que combinem com o seu estilo. Se você prefere ambientes mais tradicionais, utilize faixas de espelho bisotado, que dão sofisticação ao espaço decorado. Se você tem um estilo mais descolado, pode brincar com a composição de espelhos de diferentes formas ou, ainda, fazer um mix com quadros e fotografias.



3. Espelhos nos móveis

Os espelhos em móveis são recursos utilizados na decoração para dar maior sofisticação aos ambientes, dando um toque de contemporaneidade e elegância. Não há regra para o uso, podendo fazer parte de roupeiros, armários e, até mesmo em balcões, racks, mesas de centro ou mesmo na cozinha, com os vidros refletivos, que não chegam a ser espelhos, mas refletem e funcionam como se fossem. É preciso usar o bom senso para dispô-los de modo a não sobrecarregar o ambiente.



4. Espelho no teto

Embora menos usuais, os espelhos no teto são capazes de transformar um ambiente. Geralmente fazem parte de projetos arquitetônicos com plantas altas, para balancear a amplitude da altura e deixar, assim, o ambiente mais aconchegante. São utilizados com mais frequência em quartos e salas de estar, mas, claro, tudo depende do estilo e da decoração da casa. Lembre-se que, se usado em excesso, podem dar a sensação de poluição visual.



5. Espelho no banheiro

A bancada do banheiro sempre foi uma das alternativas para a instalação de espelhos, mas você pode inovar. Se o balcão for suspenso, você pode colocar na parte de baixo também, para dar a impressão que é uma parede de espelho, dando um visual moderno ao ambiente. Se preferir, pode colocar espelhos dentro do box mas, neste caso, é importante verificar a qualidade do material, para que ele não descasque, bem como a fixação pois, com a umidade, pode haver risco de queda.



6. Espelho no closet

O espelho no closet é fundamental, pois é lá que você vai definir o look, portanto, é preciso planejar um local para a instalação. Quem sabe uma parede de espelho? É um acabamento interessante e bastante funcional para este cômodo.



7. Espelho na cozinha

Para criar um visual moderno, o uso de espelhos na cozinha é recomendado já que eles ampliam o ambiente. Podem ser colocados em locais específicos (longe da área quente, para não danificá-lo) ou na forma de vidro refletivo, que faz as vezes de espelho no mobiliário.


Assim, os espelhos, que antes eram usados de maneira pontual, definitivamente viraram tendência, com muitas opções de uso em toda a casa. Usando o bom senso, certamente é peça fundamental do décor, dando mais vivacidade e leveza ao seu lar!




103 visualizações0 comentário