top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouraglass

Vidros de controle solar: tudo o que você precisa saber!

Você já ouviu falar dos vidros de controle solar? Popularmente eles são conhecidos como vidros refletivos ou vidros espelhados, devido ao desempenho de reflexão na face externa das chapas associadas a esta tipologia.


A nomenclatura mais adequada, utilizada pelos próprios fabricantes, é vidros de controle solar ou de eficiência energética, pois é essa a principal contribuição que este produto proporciona aos usuários.


Neste artigo você vai conhecer tudo o que precisa saber sobre os vidros de controle solar, desde a descrição do produto às formas de aplicação.


Veja agora mesmo nos tópicos abaixo!





O que são vidros de controle solar?


O segmento do vidro possui uma variedade enorme de tipologias. Cada item é ideal para diferentes necessidades dos consumidores. Em meio a essa diversidade de produtos estão os vidros de controle solar.


A fabricação desse tipo de vidro se dá mediante dois processos: pirolítico (online) e câmara à vácuo (offline).


O primeiro ocorre durante a produção do vidro float, quando este recebe uma pulverização de óxidos metalizados que formam a camada refletiva sobre uma de suas faces.


Após este processo, que acontece enquanto o vidro ainda está altamente aquecido, a camada metalizada torna-se resistente e poderá ser submetida a processos de têmpera, se assim for necessário.


Já o processo offline ocorre quando a lâmina de vidro passa por uma câmara mantida à vácuo, recebendo átomos de metal sobre uma de suas faces, tornando então o vidro de eficiência energética.


Os vidros de controle solar podem ser laminados, insulados, serigrafados ou temperados, no entanto é preciso ter atenção com esses procedimentos considerando o tipo de aplicação das partículas metalizadas.


No caso do vidro refletivo fabricado em câmara à vácuo, não é possível submeter as chapas ao forno de têmpera e os processos de serigrafia devem ocorrer antes da aplicação dos átomos de metal. Já os refletivos pirolíticos podem ser temperados e serigrafados após a aplicação metálica.



Para que servem os vidros de controle solar?


As funcionalidades dos vidros de controle solar basicamente se resumem em amenizar os efeitos nocivos do excesso de luz natural e calor.


Isso acontece devido ao desempenho refletivo, que pode reduzir em até 70% a passagem de calor emitido pelos raios solares.


Na hora de projetar um imóvel, a equipe responsável vai precisar observar as principais necessidades do cliente, para assim propor vidros de controle solar com índice adequado de refletividade para aquela condição específica.


Esses índices variam entre: alta refletividade, com desempenho superior a 25%, média refletividade, entre 15 e 25%, e baixa refletividade, inferior a 15%.


Esses indicadores determinam o desempenho térmico e de controle de luz nos ambientes, além de outras vantagens que você vai conhecer no tópico a seguir.



Quais as principais vantagens dos vidros de controle solar?


Considerando o desempenho refletivo dos vidros de controle solar, podemos descrever pelo menos 5 grandes vantagens da aplicação deste vidro.


Controle da entrada de calor no ambiente

O vidro de controle solar é também chamado de vidro de eficiência energética por garantir um melhor desempenho diante da excessiva exposição ao sol. Ele proporciona mais conforto térmico nos ambientes, podendo bloquear até 70% do calor.


Isso além de assegurar um ambiente bem mais aconchegante, também permite o melhor aproveitamento da climatização interna. Isso resulta em economia e bem-estar para os usuários.


Controle de luz natural

Devido a sua incidência refletiva, o vidro de controle solar também proporciona um controle efetivo da luz natural.


O excesso de luz solar provoca o ofuscamento óptico, gerando não só o desgaste da visão, mas também o desconforto mental quando submetido a essa condição de forma recorrente.


O nível de conforto é determinado pelo índice de refletividade, como já falamos nos tópicos acima.


Outra vantagem no controle de luz natural é que, quando laminado, os vidros de eficiência energética podem também inibir 99% da ação dos raios UV. Isso assegura a beleza e conservação dos seus móveis e tecidos posicionados ao alcance da luz solar.



Privacidade

Outra vantagem da reflexão proporcionada pelo vidro de controle solar é a privacidade durante o dia. Diante da claridade, ele garante que aqueles que estiverem ao lado externo do imóvel sejam impedidos de visualizar com facilidade o que ocorre no lado interno.


Isso acontece pelo efeito espelhado, que reflete a imagem externa do imóvel. Já quem está na parte interna consegue visualizar com tranquilidade as movimentações no meio externo.


Durante a noite, esse quadro é invertido. Caso luzes estejam ligadas no ambiente interno, quem estiver do lado de fora do imóvel terá visibilidade da área interna.


Design moderno e inovador

O vidro refletivo empodera qualquer projeto arquitetônico. Muito utilizado para fachadas corporativas, pele de vidro para edifícios e fechamento de sacadas, o vidro de controle solar garante design moderno e com aspectos futuristas.


A beleza na estética se atrela a conceitos de sofisticação e exuberância, sendo essas as características marcantes dos projetos com vidro de controle solar.


Valor agregado

E diante de tantos benefícios e uma estética incomparável, os imóveis que têm incluído em seus projetos os vidros de eficiência energética ganham muito mais valor e reconhecimento comparada a aplicação de outras tipologias.


Em caso de locação ou venda, esse investimento será revertido sem grandes dificuldades, uma vez que por si só todas as vantagens acima descritas já são capazes de convencer quem está em busca de um imóvel confortável para morar ou implantar empresas.



Como aplicar os vidros de controle solar?


O primeiro passo para aplicação dos vidros de controle solar é a análise qualificada dos profissionais responsáveis pelo projeto da obra.


A partir do levantamento de necessidades e expectativas do cliente, esses profissionais terão condições de indicar as melhores especificações para os vidros a serem aplicados.


Com todas as análises realizadas, o vidro refletivo poderá ser útil em fachadas corporativas, fechamento de sacadas, pele de vidro para imóveis horizontais e edifícios, aplicado em portas e janelas de esquadrias de alumínio, além de tetos e coberturas de ambientes diversos.


E aí, o que achou dos vidros de controle solar? São incríveis, não é mesmo?


Na DouraGlass você encontra uma variedade de produtos dessa tipologia, podendo contar com a expertise e qualidade de fabricantes reconhecidos no mercado nacional e internacional.


Quer saber mais sobre o mercado de vidros e espelhos? Siga-nos também em nossas redes sociais!


325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page