Como está o faturamento da sua vidraçaria? Com a chegada do segundo semestre de 2021, surge também a necessidade de pensar nas oportunidades existentes. Afinal, o período é propício para pensar na sazonalidade e traçar as estratégias certas.
Inclusive, os dados comprovam essa afirmação. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), as processadoras tiveram um faturamento 12% maior em 2020, quando comparado a 2019. Somente o segmento de vidros temperados gerou uma receita superior a R$ 3 bilhões. No total, o crescimento foi de 12%.
Para ter uma fatia de participação nesse mercado, é preciso saber quais ações trarão mais resultados para o seu faturamento. Elas devem focar a atração de clientes. Por isso, reunimos algumas das principais alternativas para seu negócio ter sucesso neste segundo período do ano. Veja o que fazer.
Aproveite o pagamento do 13º salário
O 13º salário sempre traz um reforço à economia brasileira. Em 2021, a expectativa é de uma injeção de R$ 200,5 bilhões, de acordo com o Dieese. Por isso, é fundamental criar ideias para que esse dinheiro seja gasto na sua vidraçaria.
Para alcançar esse resultado, é necessário adotar uma série de ações positivas. Entre elas estão:
atente às necessidades do cliente;
conheça seu produto. Assim, você pode esclarecer todas as dúvidas e melhorar sua reputação para fechar negócio;
siga as tendências do mercado para aumentar seu portfólio e se destacar da concorrência.
Conte com o dinheiro das férias dos clientes
Aqui, a ideia é a mesma do 13º salário. A diferença é que esse dinheiro não tem data certa para entrar na economia. Por isso, as ações devem ser contínuas.
Uma dica para tornar esse trabalho mais proveitoso, é construir campanhas periódicas, em que produtos específicos são ofertados com maior vantagem para o seu negócio.
Uma forma de fazer isso é com os vidros de valor agregado, a exemplo do vidro de eficiência energética, que além de controlar a entrada de luz solar, também impede a radiação ultravioleta e a transmissão total de calor.
Além disso, lembre-se de atualizar sua vidraçaria constantemente. Pesquise, sempre traga novidades e mostre porque sua empresa é melhor do que a concorrência.
Utilize a disponibilidade do imóvel para instalações
No período de final de ano, as pessoas tendem a sair de férias. Dessa forma, os imóveis estão liberados para instalação dos vidros. É importante oferecer uma agenda para os clientes e, se necessário, fortalecer a equipe.
Nesse período, verifique quais tipos de vidros saem com mais frequência. Avalie aqueles produtos que podem entrar em promoção ou ter algum desconto especial. Ainda vale a pena verificar o que a concorrência está fazendo.
Investigue os preços, produtos e serviços, e faça um perfil dos seus concorrentes. Avalie quais são seus erros e acertos, além das oportunidades existentes para se organizar e atrair clientes.
Tenha um marketing digital bem estruturado para sua vidraçaria
Divulgar o seu produto é fundamental para aumentar as chances de negócio. Portanto, é imprescindível incluir o marketing digital nas estratégias da sua vidraçaria para vender e faturar mais.
O objetivo é atrair clientes mostrando que a sua empresa é confiável. No segmento do vidro, o que as pessoas buscam é tranquilidade e segurança na relação com o prestador do serviço.
Por isso, uma excelente forma de mostrar os compromissos da sua empresa é através das redes sociais, de um site institucional e blog de conteúdo.
É importante avaliar o que faz mais sentido na sua vidraçaria. Por exemplo, se a maioria dos clientes é jovem, a tendência é que usem mais o Instagram. Se o público for mais velho, o Facebook costuma ser melhor.
Além disso, é preciso verificar outras questões. Por exemplo, o Instagram é melhor para vídeos e fotos. Mas você pode sair dessas redes sociais tradicionais e investir também no LinkedIn, no Pinterest e o que mais fizer sentido.
Uma boa ideia é fazer uma pesquisa e identificar quais mídias são mais usadas pelos seus clientes. Ainda é importante utilizar o WhatsApp. Esse canal ajuda no relacionamento com os clientes, divulgação de promoções, tirar dúvidas e mais.
Quanto ao site e ao blog, a vantagem é que o primeiro é um cartão de visitas, enquanto o segundo é uma forma de melhorar a reputação do seu negócio. Ambos também ajudam a orientar os clientes da maneira certa.
Por exemplo, qual é o melhor vidro para colocar na sacada? Por que vale a pena investir no vidro laminado? É interessante gastar um pouco mais para ter um vidro de melhor qualidade para sua cozinha? Todas essas questões podem ser abordadas nesses dois meios de comunicação da empresa.
Crie ações promocionais com brindes personalizados
Uma forma de atrair clientes para sua vidraçaria é criar ações promocionais. Você pode colocar em prática aquela ideia de oferecer descontos. No entanto, é possível ir além para satisfazer mais os clientes.
Criar brindes personalizados é uma sugestão mais eficiente. Você pode aproveitar as datas temáticas do segundo semestre para fazer isso. Algumas possibilidades são Natal e Black Friday. Aproveite para oferecer um objeto útil, como:
caneta;
chaveiro;
caneca.
As opções são variadas. Coloque a criatividade à prova. Lembre-se de que essa é uma forma de satisfazer os clientes, aumentar sua atração e até mesmo elevar a fidelização. Desse modo, o faturamento cresce, porque os clientes sempre voltam para comprar na sua vidraçaria.
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