top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouraglass

CRM para vidraçarias: como a ferramenta pode levar seu negócio a um novo patamar?

Se você busca melhorar a gestão do seu negócio, é provável que já tenha recebido a indicação de um CRM para vidraçaria. A proposta é interessante: com o programa, você automatiza o gerenciamento dos clientes e pode levar sua empresa a outro patamar.


A questão é como isso acontece. Para isso, é preciso entender como o software ajuda a implantar práticas e estratégias de negócio. Mais do que isso, é necessário saber como ele melhora o relacionamento com o cliente.


Isso é o que vamos explicar neste post. Que tal saber mais?



Afinal, o que é o CRM para vidraçaria?


CRM para vidraçaria é um software que propõe gerenciar de forma mais estratégica o relacionamento com seus clientes. A sigla se refere a Customer Relationship Management, uma estratégia de gestão que abrange todos os pontos de contato entre empresa e consumidor, especialmente marketing e vendas.


Para entender melhor, basta pensar na sua realidade. Pode ser que você tenha duas lojas físicas para sua vidraçaria e faça atendimentos por telefone, WhatsApp e redes sociais. Nesse caso, o CRM deve abordar todos esses canais para garantir um processo de vendas mais eficiente.


Por isso, a ideia do CRM é deixar o cliente ser o centro das atenções. Isso faz com que ele seja mais do que uma tecnologia. Torna-se também um processo e uma ferramenta. Afinal, por meio dele, é possível gerenciar todos os leads (consumidores interessados), oportunidades de vendas e compradores da sua vidraçaria.



Quais são as vantagens de usar o CRM para vidraçaria?


As vidraçarias têm amplas oportunidades de venda. Seus produtos são utilizados em ambientes residenciais e comerciais, além de também servirem como elementos de decoração. Dessa forma sempre é possível conseguir uma nova oportunidade de negócio.


Ainda assim, é importante sempre se atualizar sobre as técnicas e tendências do mercado. Buscando sempre estar por dentro das ferramentas que podem qualificar o atendimento do seu negócio, você conquista vantagens competitivas e torna possível oferecer produtos e serviços com maior valor agregado.


Dentro desse cenário, está o CRM para vidraçarias. O uso desse sistema faz toda a diferença — e é possível perceber isso pelos benefícios obtidos ao utilizá-lo. Veja quais são eles.



Organização de pedidos


O CRM para as vidraçarias reúne todos os pedidos dos clientes em um só lugar. Isso é importante para montar a agenda de serviços.


Por exemplo, no mesmo sistema, você descobre se precisa de mais vidros temperados ou se o estoque é suficiente para a previsão de vendas. Isso fica perceptível ao comparar a quantidade de pedidos com os materiais disponíveis.


Isso garante que todos os clientes sejam atendidos em um prazo razoável. Para garantir esse benefício, o sistema segue uma espécie de fila de atendimento. Assim, a produtividade aumenta e sua empresa não tem problemas de reputação.



Integração


O software permite ainda que qualquer pessoa da equipe consiga acompanhar os processos, tanto se estiverem em negociação quanto em suporte.


Mais do que isso, sua vidraçaria tem o histórico completo dos atendimentos realizados. Por exemplo, quantos espelhos e vidros foram inseridos na residência X, quantos foram temperados, se algum era de eficiência energética, quantos eram laminados etc.


A partir disso, é possível oferecer manutenção ao cliente, sempre que chegar na data correta. O CRM para vidraçaria pode fazer essa gestão de forma automática.


Outro benefício da integração é o fato de todas as chamadas feitas serem unificadas. Assim, é possível ter acesso a estatísticas completas por membro da equipe.



Pós-venda


Um cliente bem atendido recebe todas as informações de que precisa e tem seus problemas solucionados. Com o CRM para vidraçaria, fica mais fácil fazer isso.


Como os chamados e as vendas são registrados no sistema, é possível entrar em contato com os clientes e perguntar como está o uso dos materiais, de que forma ocorreu a instalação, se há alguma sugestão de melhoria ou reclamação etc.


Esses feedbacks são importantes para melhorar os processos executados. Além disso, essa é uma oportunidade de resolver os problemas e conquistar o cliente, fidelizando-o.



Eficiência no atendimento


Um software de gestão do relacionamento com certeza traz benefícios ao atendimento. Como todos os dados dos clientes são armazenados no sistema, a conversa se torna mais relevante, atualizada e pessoal. Isso gera mais engajamento e satisfação.


A melhor forma de entender é por meio de um exemplo. Digamos que um cliente tenha entrado em contato por telefone pedindo um orçamento para instalação de vidros laminados.


O vendedor anota as informações de contato e passa o valor do serviço. O cliente diz que vai pensar. Caso ele não retorne, o vendedor pode entrar em contato no dia seguinte com uma condição especial, para “fechar negócio”.


Outra situação seria um cliente já ter instalado um vidro em sua residência e ter reclamado sobre determinado problema nas redes sociais. Com o CRM, é possível registrar a ocorrência e finalizá-la por telefone ou até com uma visita presencial para solucionar a questão.


Qualquer que seja o caso, a verdade é que o CRM para vidraçarias traz benefícios para clientes e para o próprio negócio. Tudo depende de como você utiliza o sistema.



Qual a importância de processos organizados em uma vidraçaria?


Depois de ver todas essas informações, fica claro que uma das vantagens do CRM para vidraçarias é garantir que os processos fiquem organizados. Isso é importante, porque é a partir de um fluxo bem estruturado que o seu negócio pode alcançar outro patamar.


Afinal, sua vidraçaria é uma microempresa. Na prática, isso significa que as decisões são centralizadas em uma pessoa, provavelmente, você. Da mesma forma, um mesmo profissional precisa executar diferentes funções para garantir o bom funcionamento do negócio.


É o caso do vendedor, que também cuida da implementação dos projetos. Além de atender os clientes, ele precisa garantir que os clientes tenham os produtos instalados no prazo estipulado. Com o CRM, tudo isso é automatizado e fica mais fácil ter uma boa produtividade.


Além do mais, torna-se mais fácil deixar a equipe focada nas atividades estratégicas. Assim, a tecnologia traz uma vantagem significativa para sua vidraçaria. Com o CRM, é possível gerenciar melhor os clientes e sistematizar os processos do seu negócio.


Agora você entendeu o que o CRM para vidraçarias pode fazer pela sua empresa. Essa ferramenta tem a chance de levar seu negócio a outro patamar devido ao bom atendimento aos clientes.


Gostou de ver essas informações e quer aumentar suas vendas? Veja como aproveitar o segundo semestre para faturar mais com a sua vidraçaria.


153 visualizações0 comentário
bottom of page