top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouraglass

5 produções cinematográficas sobre arquitetura e design para inspirar seus projetos!

Não é de hoje que a arte e o cinema servem de inspiração para diferentes áreas, e na arquitetura e decoração essa contribuição não poderia ser diferente. A beleza dos ambientes chama a atenção e se destaca em algumas cenas, principalmente quando você está à procura de referências para decorar a sua casa.


Inclusive, mais do que isso: o mercado cinematográfico entendeu a necessidade de se fazer produções que não tivessem a decoração apenas como secundária e investiu em filmes e documentários cuja temática principal gira em torno da arquitetura e do design, tornando-os protagonistas.


São histórias e contextos que contam um pouco da trajetória da decoração dos tempos mais antigos aos mais contemporâneos e evidenciam a transformação da arquitetura e do design.

Ficou curioso para ver? Então confira cinco produções sobre o assunto e inspire-se para colocar em prática em seus projetos.



1. A vida é um sopro (2007)

Este documentário brasileiro conta a vida e a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, uma das maiores referências da área no país. A obra traz à tona a personalidade forte e inquieta de Niemeyer, traduzida em suas linhas marcantes e inconfundíveis em obras espalhadas pelo Brasil. A produção conta, ainda, com depoimentos de nomes conhecidos dos brasileiros, como Chico Buarque.



2. A Origem (2010)

A produção americana que tem Leonardo DiCaprio como protagonista, ao contrário da sugestão anterior, não é exatamente uma produção sobre arquitetura mas, por outro lado, é o sonho de todo arquiteto. A ficção trava uma batalha entre sonho e realidade ao colocar o protagonista como especialista em “roubar segredos” das pessoas por meio dos seus sonhos. Ele conta com a ajuda de Ariadne (Ellen Page), uma estudante de arquitetura que tem a missão de criar projetos arquitetônicos nos sonhos das pessoas, sem preocupação com limites, até mesmo os da física.



3. Abstract: The Art of Design

Esta é para os aficionados por arquitetura e design. De 2019, a produção da Netflix foi tão bem aceita que ganhou uma segunda temporada. É uma fonte inesgotável de inspiração pois, a cada capítulo da série, um designer reconhecido mundialmente apresenta o seu processo criativo, os sentimentos, os insights e as soluções empregadas no desenvolvimento da sua arte.



4. As casas mais extraordinárias do mundo

De 2017, esta é outra produção da Netflix, mas com um ingrediente a mais: os designs nada convencionais de algumas casas pelo mundo. Protagonizada pelo premiado arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin, uma apaixonada pela arquitetura, a série mostra a dupla viajando pelo mundo atrás das soluções mais “malucas” de algumas residências. Tudo com muito estilo.



5. Urbanized

Este documentário de 2011 traz uma reflexão sobre o crescimento demográfico descontrolado e a arquitetura e urbanismo, traçando um paralelo entre os dias atuais e a projeção de algumas cidades, mostrando, principalmente, a dicotomia entre a superpopulação dos grandes centros urbanos e o “desaparecimento” de algumas cidades.


Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e programem aquele cine-pipoca para o final de semana.

61 visualizações0 comentário
bottom of page